sábado, 28 de setembro de 2013

Etapas de Uma Obra: Laje

Laje
É o teto da casa, sob o telhado -- a não ser, que o projeto dispense a laje e use somente forro, ou o telhado aparente. A laje é necessária quando há um andar superior (laje de piso), mais forte e mais cara do que laje de teto, usada com a mesma função do forro.
É elemento estrutural na sustentação da casa. A laje comum é composta por três elementos. Vigotas, que são barras de concreto e ferro passadas por todo o telhado, por baixo das barras de ferro que ficam no alto das cintas. São compradas sob medida -- o fabricante deve visitar a obra para calcular o comprimento e o tipo de ferro que será usado nas vigotas -- e são elas que definem a qualidade de uma laje. As lajotas servem apenas como suporte: elas são como tijolos e são apoiadas entre as vigotas, para que depois se cubra tudo com concreto. Hoje as lajotas mais comuns são de cerâmica e de isopor. As duas têm preços iguais ou bem próximos. Enquanto as lajotas de isopor são bem mais leves (claro) e ajudam muito para o isolamento de calor e de barulho entre os andares, elas não são boas para reboco de cimento no teto -- nesse caso, recomenda-se usar forro ou um material chamado gesso-cola para o teto. Por fim, o último elemento da laje é o concreto por cima dela, que deve seguir exatamente as orientações do engenheiro quanto a espessura e resistência (determinada pela proporção entre água, cimento, brita e areia).
 


  • Encomendar a laje ainda durante a fase de alvenaria, pois ela demora alguns dias para ficar toda pronta. Se você pensa em usar beirais, que ficam por baixo do madeiramento do telhado nas partes em que eles se estendem além das paredes, avise a empresa, porque poderá ser necessário aumentar o cálculo da área da laje.

  • De material elétrico, comprar as caixinhas octogonais de altura dupla que são usadas para fixar luminárias de teto, e mais conduítes se necessário. Quem quiser pular etapas, pode aproveitar o embalo para comprar também as caixinhas de parede que serão usadas para tomadas e interruptores (simples ou duplas) e para luminárias de parede (octogonais de altura simples, pequenas ou grandes).


  • Comprar escoras de madeira. São usadas para apoiar a laje depois que ela é montada e concretada, e devem ficar montadas por pelo menos 30 dias para garantir a secagem da laje.


  • Se houver andar superior, comprar toda a tubulação de esgoto que será usada, com os respectivos caps de proteção.


  • Onde houver banheiro ou varanda aberta, pode ser preciso tomar algumas medidas para impermeabilização da laje, que pode ser com lona ou com algum produto específico.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário