terça-feira, 17 de setembro de 2013

Etapas de uma Obra (Alvenaria)

Alvenaria

É a etapa de subir as paredes, de botar tijolo sobre tijolo. Os cômodos surgem, já dá para ter noção de espaço (mas sempre parece menor do que é na verdade), e é uma fase rápida. Atenção em duas palavras: esquadro e prumo. Os pedreiros e o mestre de obra devem estar muito atentos a isso. O esquadro é a angulação entre uma parede e outra, como se a obra estivesse sendo vista do alto. Normalmente é de 90 graus, pode ser intencionalmente diferente disso, mas a mínima diferença em relação ao previsto significa que você vai ter que fazer um cômodo "torto", com aquele piso que numa ponta tem 10 azulejos e na outra ponta tem 10 e meio. Já o prumo é o alinhamento vertical da parede: parede boa é parede retinha.

  • Comprar cimento, areia lavada, arenoso, brita, arame recozido, pregos e tábuas para as formas das colunas. Também é preciso comprar ferros para as colunas, para as cintas (vigas do alto das paredes, onde o telhado se sustenta) e para as vergas e contra vergas, nomes quase indecentes para pequenas vigas ou barras que ficam no alto e embaixo de cada janela ou porta. Elas nem sempre são definidas no projeto estrutural da casa. Sem elas, surgem aquelas rachaduras diagonais que saem dos cantos das esquadrias e se espalham pela parede - detalhe de acabamento que ninguém gosta.
  •  
  • Conferir ou definir, antes de começar, a altura de cada cômodo. Isso é o chamado "pé-direito" da obra. É preciso considerar os desníveis existentes na casa (um cômodo pode ficar com altura boa mas outro ficar baixo demais) e a existência de tubulação de esgoto no andar superior (que vai exigir o uso de forro no teto). A medida normal fica entre 2,40m e 2,80m.
  •  
  • Conferir o local exato e o tamanho das esquadrias, inclusive o posicionamento e tamanho das vergas e contra vergas.
  • Mesmo quando não há andar superior, as paredes não acabam depois que chegam à altura da laje - elas devem seguir até o telhado, dependendo do desenho adotado pelo projeto. Nesse caso, é preciso conferir até que altura elas vão seguir, e a inclinação que devem proporcionar ao telhado.
  •  
  • Ao se chegar no alto das paredes, antes de construir as cintas, é preciso conferir DE NOVO os pontos das colunas e das vigas superiores que devem ter esperas para água, esgoto e conduítes de energia, telefone, antena, etc.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário