segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Tower Bridge de Londres (Inglaterra)


"A arquitetura é uma profissão de serviço, porque é isso que ele é: um serviço. A arquitetura é um complexo de escritórios, porque o momento formal expressivo é um momento de síntese fertilizado por tudo o que está por trás da arquitetura, história, a sociedade, o mundo real das pessoas, suas emoções, esperanças e espera, geografia e da antropologia, o clima, a cultura de cada país está indo para o trabalho, e, novamente, ciência e arte. A arquitetura é um ofício artístico, mas, ao mesmo tempo também é uma profissão científica, esta é precisamente a sua peculiaridade."

Renzo Piano - arquiteto.

A London Bridge Tower está localizada em Southwark, concebido como uma pequena cidade vertical, possuirá  306 metros de altura com uma área total de 90.000 m2. Inspirado nas formas das mãos das igrejas de Londres e das velas em cima dos navios que atracaram no rio Tamisa. Pelo terreno ser irregular   cada fachada é um fragmento, um plano inclinado de vidro, com os cantos abertos peças que não se tocam.
Prédio de uso misto. Térreo com uma praça em granito, vidro e aço, possibilitando a realização de eventos públicos. Acima os  andares de escritórios, depois uma praça intermediária, que tomará três andares do prédio. As galerias intermediárias terão como tema “Londres, Passado, Presente e Futuro”, que permitirá ao visitante uma experiência, em realidade virtual, dos locais, sons e aromas de Londres no passado e no futuro. Nos andares superiores serão os andares de hotel e residencial, depois as galerias altas, que terão uma função de mirante, onde os visitantes poderão contemplar uma bela vista da cidade de Londres,  localizadas no 65° andar.
A energia do prédio será 30% menor do que as usadas pelos métodos convencionais de edifícios altos, já que: a fachada ventilada de pele dupla reduzirá o calor e aumentará os níveis de conforto, permitindo o máximo de luz natural; o excesso de calor gerado pelos serviços será utilizado para aquecer o hotel e apartamentos e a sobra desse excesso será dissipada através de um radiador no topo da torre; existirá estufas de ventilação natural em cada piso, permitindo que os usuários do espaço se conectem ao ambiente externo.
Nada de estacionamentos ou tráfego de carros; a população da torre usará transporte público, o sistema arterial da Cidade.

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