Arquitetos: Aleph Zero, Studio Juliano Monteiro; Localização: Curitiba - Paraná; Área: 1.678m²
Em cada lote, três casas conformam um bloco único, compacto, que se organiza linearmente não ocupando totalmente a testada do sítio. Tal configuração, que conforma o acesso pedonal das habitações, possibilita que o bosque preservado no fundo do lote se comunique visualmente com a rua criando uma importante relação entre o verde no interior do terreno e o espaço público.
Há duas tipologias distintas de casa, ambas com três pavimentos: nas extremidades do bloco a residência é conformada por três quartos e um vazio central que organiza todo o fluxo da casa; no centro a unidade possui dois quartos e um vazio maior na parte posterior.
A diferenciação entre as habitações, cujo objetivo é demarcar um caráter individual para cada unidade, ocorre através da composição das aberturas, dispostas de maneira não regular nas fachadas, assim como pelas diferentes cores utilizadas nas molduras das janelas. Estes “quadros” coloridos, além de funcionarem como elementos construtivos que enrijecem as alvenarias, propiciam uma mirada especifica das áreas circundantes ao sítio e modificam a tonalidade da luz que adentra o espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário