quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ventilação

A ventilação natural é muito importante para garantir o bem-estar e até a saúde nos ambientes, pois qualquer recurso artificial, embora possa refrescar, não tem um efeito tão completo.
Isso acontece porque a ventilação natural garante a circulação eficiente do ar, eliminando o ar quente e cheio de toxinas e permitindo a entrada de ares “novos”.
A principal lógica da ventilação é que o ar quente, mais leve, tende a subir, enquanto o ar frio, mais denso, desce. É por isso que existe a chamada “ventilação cruzada”, que é aquela em que o ar entra pelas partes mais baixas da construção e sai pela parede oposta, por aberturas mais altas, mesmo que seja em locais bem afastados. Para que esse efeito funcione bem, é importante analisar a direção e a força dos ventos de cada local, para que a quantidade não seja nem insuficiente e nem grande demais.
 
VENTILAÇÃO NATURAL 2
 
Essa corrente de ar que se forma com a existência de aberturas em paredes diferentes pode ser percebida em qualquer lugar que tenha incidência de ventos. Se em um apartamento, por exemplo, um dos quartos tiver a janela voltada para a frente do terreno e o outro tiver uma janela voltada para a lateral, e um vento bater na parte da frente, as portas só irão bater se as duas janelas estiverem abertas, ou seja, se o caminho todo de entrada e saída do vento for deixado livre. Caso contrário, mesmo se uma das janelas estiver aberta, a corrente de ar não será tão forte.
Ambientes com pé-direito duplo, que são muito agradáveis pela sensação de espaço que proporcionam, são também mais eficientes quando se quer criar uma maior ventilação, pois o ar quente, que sai das pessoas, tende a subir, e quando ele chega no alto e esfria tende a descer, criando assim um ciclo natural de ventilação.
Prestando atenção na hora de projetar, então, e criando uma boa quantidade de aberturas, se for o caso, é possível privilegiar a ventilação de tal modo que não sejam necessárias soluções artificiais, ou que essas sejam reduzidas. O gasto de energia é menor, o impacto ambiental também, e a sensação ainda é mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário