Do arquiteto. O enorme colégio projetado para a fundação Pies Descalzos no morro do Peye, na cidade de Cartagena - Colômbia, procura ser um projeto arquitetônico e urbanístico com grande impacto social que se consolide como motor da mudança para os habitantes do bairro e de toda a cidade. Esse projeto deve otimizar as condições de vida das pessoas, criando alternativas de desenvolvimento pessoal e comunitário. Ele deve iniciar a transformação do seu entorno e ao mesmo tempo tornar-se em um marco urbano, símbolo da cidade que cria sentimento de pertencimento e orgulho nos seus habitantes. O desenho desse colégio tem como fundamento o uso da maioria dos conceitos de sustentabilidade, que asseguram o conforto dos usuários, utilizando a mínima quantidade de recursos. Os conceitos primordiais do projeto são os seguintes: O desenho arquitetônico desse projeto foi planejado como a sequência e interconexão de cinco hexágonos, cada um deles é definido por um perímetro de dois níveis e um pátio central de atividades. Neles é muito importante o perímetro construído, o espaço vazio interior e a relação com os demais níveis. Enquanto os contornos hexagonais constroem uma circulação perimetral e acolhem o programa específico das salas de aula, os pátios cobertos por um pergolado são semeados com diversas espécies de árvores e vegetação arbustiva tropical e nativa, conformando um microclima que permite caracterizar ou sugerir as atividades que neles aconteçam; sua configuração vegetal em altura, atrairá a fauna negativa e abrirá de maneira concreta a possibilidade da educação ecológica. A imagem projetada é a de uma arquitetura de apropriação, leve e tranquila. O projeto é implantado em dois níveis diferentes para adaptar-se melhor à topografia inclinada do Morro do Peye. A cada nível os hexágonos de altura dupla são agrupados a fim de gerar uma interconexão tanto horizontal (conformando um nível intermediário), como vertical. O programa funcional aproveita esse método para permitir uma flexibilidade de relações e possíveis interdependências, definindo assim as diferentes áreas programáticas do projeto: A área da pré-escola está situada de maneira autônoma e em um só pavimento com um pátio independente dentro de um hexágono menor. Dessa forma, a biblioteca possui autonomia necessária para ser útil a toda comunidade, fora do horário escolar, por isso, se utiliza a vantagem do hexágono isolado em um segundo nível e com acesso direto pela parte exterior do colégio. Em um hexágono menor está localizada a escola primária. No nível abaixo situam-se outros hexágonos, um maior e outro menor que contém o programa da secundária. Ambos níveis estão conectados verticalmente por uma rampa central e escadas em alguns pontos-chave dos vértices dos hexágonos. As salas de aula especializadas são elementos distintos extrudados no balanço; nascem as formas puras hexagonais e criam grandes aberturas, reafirmando a conexão visual com a cidade distante. Planta baixa - primeiro pavimento É adicionado ao conjunto de hexágonos uma área de salas multiuso e de serviços esportivos relacionados ao colégio que conforma, com sua cobertura, uma ampla praça de aceso e acolhimento relacionada aos três pavimentos do projeto. Relação com a cidade Desde o ponto de vista urbano, o projeto contará com um acesso controlado em dois setores; o primeiro será acessado pela comunidade e pelos estudantes e o segundo será utilizado somente pelos estudantes. O projeto deixa zonas abertas, públicas e estratégicas nas áreas de conexão com o bairro circuncidante. www.archdaily.com
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