sábado, 4 de outubro de 2014

Materiais que parecem desafiar as leis da física

Nos últimos anos, os avanços da tecnologia e de pesquisas científicas tem criado novas substâncias químicas que parecem desafias as mais básicas leis da física. Cinco destes materias fazem parte da categoria dos fluídos não newtonianos, que possuem viscosidade variável, de acordo com a força aplicada.
Os resultados, com ares de ficção científica, são elementos que mesclam características de dois ou mais estados físicos, como o “metal líquido” e a “fumaça sólida”.
Confira abaixo exemplos de fluídos não newtonianos.

1 – Ferrofluídos

Elemento conhecido popularmente como “metal líquido”, o ferrofluido é um coloíde, sistema formado por dois componentes sólidos e, não uma substância homogênea como muitos imaginam. Sua fabricação é complexa, pois o surfactante aplicado sobre as partículas ferromagnéticas perdem propriedades com a ação do tempo.

2 - Aerogel

Com o aspecto de uma “fumaça sólida”, o aerogel é uma substância coloidal, onde um componente líquido é substituído por um gás. O resultado é a criação de um material resistente, isolante térmico e o elemento sólido mais leve do mundo, com apenas 0,0011 gramas por centímetro cúbico.

3 – Nanotubos de carbono

Além de contar com propriedades condutoras de calor e eletricidade, trata-se do material mais forte e resistente do mundo – um cabo de um milímetro de espessura é capaz de sustentar mais de seis mil quilos. Apesar da pesquisa científica ainda estar em fase intermediária, já foram confirmados aplicações de sucesso nos campos da ótico, eletrônica, ciência de materiais e nanotecnologia.

4 – Condutores flexíveis


Para desenvolver telas dodráveis, cientistas ao redor do mundo estão apostando em duas linhas de pesquisa. Uma delas é a implantação de nanotubos de carbono sobre uma superfície elástica, a outra é a mescla de nanopartículas de ouro em redes também elásticas de poliuretano. Em ambos segmentos, os trabalhos científicos ainda estão em fase preliminar.

5 – Alumínio transparente

O oxinitruro de aluminio é um material cerâmico transparente, composto por alumínio, oxigênio e nitrogênio, que tem a capacidade de suportar temperaturas de até 1,2 mil graus Celsius e é tão resistente quando a zafira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário