- Arquitetos: Foster + Partners
- Localização: Monte Carlo, Mônaco
- Equipe De Projeto: Norman Foster, Spencer de Grey, David Nelson, Nigel Dancey, Patrick Campbell, Ivan Kaye, David Summerfield, James Barnes, Ulrich Hamann, Hugh Stewart, Annamaria Anderloni, Katy Roach
- Área: 26550 m²
- Ano Do Projeto: 2014
- Fotografias: Nigel Young | Foster + Partners, YCM | Carlo Borlenghi
- Arquiteto Colaborador: Cabinet Alexandre Giraldi - Alexandri Giraldi, Thierry Aresi
- Engenharia Estrutural: OGER International
- Engenharia Mecânica E Elétrica: OGER International
- Consultoria De Custo: Artelia Group
- Consultoria De Iluminação: Claude Engle
- Empreiteiro: Engeco/SGTM/SOBEAM
- Cliente: Service des Travaux Publics, Principauté de Monaco
Do arquiteto. O Iate Clube é a simbólica peça central do porto remodelado de Mônaco. Ele celébra a linha costeira espetacular do principado e sua herança náutica, criando uma série de terraços plataforma ao longo do porto para oferecer vistas únicas para as corridas no mar ou em terra ao longo do renomado circuito do Grand Prix de Fórmula 1. Situado em uma área de aterro, o empreendimento estende a marina já existente da cidade em direção ao leste e pode acomodar uma variedade de embarcações, de barcos à vela até super yatchs de 100 metros.
Entra-se no clube através de um átrio envidraçado que enquadra as vistas pelo porto até o palácio. No primeiro pavimento estão localizados o salão de festas, bar e restaurante.
Acima há um espaço funcional com pé-direito duplo, e acima disso um apartamento para o secretário do clube e uma série de "cabines" para convidados. Os pavimentos mais acima acomodam uma variedade de espaços para eventos. Os decks de observação são sombreados por telas de tecido retráteis suportadas por um mastro e retrancas. As elevações do porto são envidraçadas e sombreadas por grelhas, e podem ser abertas para providenciar vistas ininterruptas. Células fotovoltaicas, painéis solares térmicos e sistemas de refrigeração de água do mar foram todos integrados para garantir o novo conjunto de padrões de sustentabilidade da edificação, de acordo com as ambições ambientais de Mônaco.
O esquema também introduz lojas e outras comodidades no nível do cais para animar o porto.
Os pavimentos inferiores acomodam um clube de remo e uma escola de vela, cujas portas de correr incentivam que as atividades espalhem-se para o cais. Projetado em grande parte para as crianças, a escola oferece salas de aula, oficinas e lofts para pequenas embarcações. Em terra, há um parque ajardinado no telhado da escola de vela e da sociedade náutica. Limitada de um lado pelo terraço do restaurante do clube e conduzindo, do outro lado, para uma nova sala de exposições, que complementa a sequência de espaços verdes na cidade densamente povoada e forma uma nova ligação na rota de pedestres entre o cais e o local de Casino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário