Localizada no alto das montanhas, a residência tem lá sua vocação de mirante, proporcionando vistas panorâmicas para a natureza do lado de fora. Moderna e elegante, a decoração dos interiores é inspirada no design escandinavo, com toques clean, muito branco e poucos móveis e acessórios.
Pense no silêncio de uma floresta, com apenas o ruído do vento e o eventual canto de um pássaro errante. Adicione uma casa com iluminação cênica à noite e muita luz natural durante o dia, graças a grandes janelas e portas envidraçadas que vão do chão ao teto em todos os livings. Junte ainda uma grande piscina com águas esverdeadas no deque cercado por uma vasta mata. O resultado é esta morada em Bridle Road, na Cidade do Cabo, África do Sul, onde quem reina é a tranquilidade e a paz, graças a um projeto arquitetônico que soube tirar o máximo das linhas retas e do pé-direito alto.
.
A divisão dos ambientes interiores foi feita com cuidado, incluindo até janelas que funcionam como verdadeiros “quadros verdes”. Através delas, vê-se o porto da Cidade do Cabo, mas as aberturas da arquitetura não comprometem a privacidade. Outra preocupação do projeto – assinado pelo arquiteto chileno Antonio Zaninovic, conhecido por sua capacidade de criar soluções arquitetônicas a partir da paisagem do lado de fora – foi a integração dos ambientes externos e internos, que traz a natureza para dentro de casa. Já o projeto de interiores levou outra assinatura – do designer nova-iorquino Lucien Rees, do escritório Rees Roberts –, enquanto o paisagismo ficou a cargo de Daiv Kelly, do mesmo escritório.
Juntos, todos os profissionais lançaram mão de soluções sustentáveis, incluindo a piscina ao ar livre que é autolimpante, ventilação natural cruzada, moderador climático que funciona por meio da temperatura da terra, além da utilização máxima de materiais locais, como acabamentos de concreto e madeira. A recompensa de tanta dedicação não ficou apenas com os moradores. Os profissionais envolvidos no projeto também foram reconhecidos, já que a casa e seu entorno ganharam o prêmio Honor Award 2010 –ASLA, na categoria Design Residencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário