- Arquitetos: Bower Architecture
- Localização: Mount Martha VIC 3934, Austrália
- Área: 260.0 m²
- Ano Do Projeto: 2013
- Fotografias: Shannon McGrath
- Arquiteto Do Projeto: Chema Bould
- Equipe De Projeto: Chema Bould, Jade Vidal, Anna Dutton, Bob Sinclair, Rose Heeley, Ben Shields
- Construtora: Phil Ellison (Construtores Civis da Ellcon)
- Engenheiro Estrutural: Andrew Beattie (Engenheiros Consultores da Beattie)
- Paisagista: Sean Edgington
Do arquiteto. A Casa Hover é uma residência à beira-mar em Mt. Martha (Victoria, Austrália) que redesenha a casa-pátio unifamiliar como um bloco de madeira. O projeto visava construir uma casa tranquila, sustentável e privada, cheia de luz natural, calor e textura.
Como a privacidade e as perspectivas eram limitadas procurou-se criar um foco interno no pátio central, proporcionando uma forte ligação entre os espaços principais. A fim de maximizar a luz natural e a privacidade, uma empena que corta o eixo leste-oeste da residência ajuda eficientemente no recolhimento de água da chuva, além de incorporar sistemas passivos de sustentabilidade e enfatizar as vistas para as copas de árvores longínquas.
A Casa Hover oferece aos clientes e seus amigos e familiares um espaço acolhedor e funcional durante todo o ano, adaptável a diferentes circunstâncias internas e externas. Portas escondidas de correr e acabamento em madeira permitem a flexibilidade de cada ala de dormitórios: elas podem ser abertas ou fechadas, independentemente do espaço principal, cooperando com a eficiência energética e privacidade. Os dormitórios e a cozinha também captam ligações discretas com os jardins externos em torno dos limites do terreno, complementando o foco no pátio das áreas de estar e de entrada.
Blocos pré-moldados de concreto, madeira envernizada e um piso de concreto polido fornecem textura e calor aos espaços internos, em consonância com o orçamento. O pré-moldado em verniz reverso, a laje de concreto com isolamento e a lareira também são eficazes como massa térmica e, combinados com a ventilação passiva, resultam em uma casa de baixo gasto energético e custo módico de construção.
A Casa Hover é um "protótipo replicável para habitações de baixo custo e alta comodidade" (Nigel Bertram, Juri do Prêmio Arquitetura Vitoriana AIA 2014) apropriada para outros locais onde uma visão hostil convida a criar um foco interno significativo.
www.archdaily.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário