Em tempos de Copa, vamos falar do Estádio Arena Castelão, sede da Copa do Mundo em Fortaleza, no Ceará, que recebeu o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) na categoria Sítios Sustentáveis, se tornando o primeiro estádio da América do Sul a conquistar a certificação ambiental. As obras foram executadas pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, e o projeto arquitetônico do escritório Vigliecca & Associados.
Para receber o LEED, é necessário atender a diversos critérios, transporte público, que no caso conquistou performance exemplar: ao todo, quatro linhas de ônibus servem o estádio e os dois pontos mais próximos às entradas podem ser acessados a pé num percurso de 400 metros. Além disso, todas as vagas são em estacionamento coberto e 5,1% delas são destinadas a veículos que utilizam combustível alternativo.
A fachada da arena, é composta por 760 painéis de vidro escuro que diminuem a incidência de calor. Cada uma das peças possui 1,51 metros de altura por 2,42 metros de largura, totalizando uma área de 2,8 mil m².
A redução do consumo de água potável pelo complexo também foi um diferencial para a conquista da certificação. Durante a construção do empreendimento, a redução no volume de água potável direcionada para a rede de esgoto alcançou os 71,94%. O complexo empregou sistema de condicionamento de ar que não utiliza gases refrigerantes a base de CFC (clorofluorcarbono), responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário