terça-feira, 13 de maio de 2014

Casa de 64m2 construída por 107 mil reais em três meses

Projeto do arquiteto Eduardo Sáinz (escritório 1:1 arquitetura: design), construída utilizando estrutura metálica, lajes pré-fabricadas, fundações simples e divisórias de drywall. A residência custou R$ 107 mil e ficou pronta em três meses. Seus 64 m² se voltam ao gramado, palco de animadas festas. Privilegiar a vida social foi o ponto de partida para a criação da planta. A cozinha é americana, e a sala acomoda confortavelmente seis pessoas. As portas de vidro se abrem em duas laterais, assim as reuniões maiores se estendem sem obstáculos até o exterior. Para utilizar o espaço ao máximo, o projeto de interiores e mobiliário ditou a organização final. O arquiteto cortou custos ao simplificar o desenho das esquadrias e usar revestimentos baratos  (porcelanato com aparência de ladrilho hidráulico). A estratégia viabilizou outro mimo: duas fachadas ganharam uma fita de aço, que rompe a aparência monolítica da morada e funciona como degrau de entrada.
 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

- Estrutura: a armação metálica é composta de oito colunas (0,15 x 0,15 x 3 m) e quatro vigas. A obra é muito pequena para sofrer esforços de dilatação consideráveis. Cobertura, laje pré-moldada impermeabilizada e telhas de fibrocimento.
- Fachada: as sete folhas de vidro temperado (2,40 x 8,85 m) presas a trilhos de alumínio – simplificar os caixilhos diminuiu os custos do projeto. Paredes externas receberam tinta com efeito de concreto  e uma camada de selante com proteção contra raios ultravioleta.
- Fundação: o terreno plano, oito estacas de concreto armado (0,30 x 0,30 x 3 m) apoiam a laje pré-moldada, com contrapiso de 5 cm.
- Acabamentos: Porcelanato (0,60 x 1,20 m), imita cimento queimado, reveste o piso de todos os cômodos, com exceção do banheiro. As paredes da cozinha receberam cerâmica no estilo retrô (60 x 60 cm. A mesma tinta usada na fachada cobre a face interna das paredes e o drywall. TOTAL: R$ 107 mil.

Fonte: Revista Arquitetura e Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário