O gênio italiano Leonardo da Vinci há mais de cinco séculos mais um fez esse fascinante projeto da ponte Golden Horn, pensada para a cidade de Constantinopla, atual Istambul, Turquia, mas muito avançada para os construtores da época.
Leonardo da Vinci era realmente um homem à frente no seu tempo. A ponte Golden Horn, conhecida como a “Mona Lisa das Pontes”, é só mais um exemplo disso. Pensada para ficar no Golden Horn, um pequeno braço de mar no estreito de Bósforo, na atual Istambul, o projeto de ponte se revelou complexo e o sultão Bajazet II acabou rejeitando a proposta.
A verdade é que em 1995 o arquiteto norueguês Vebjørn Sand achou o modelo em uma exposição de projetos do artista renascentista. Ao invés de avançar com o plano original, com a construção em pedra, Sand optou por redesenhá-lo em ponto mais pequeno, usando madeira e aço.
A ponte foi concluída em 2001 e fica na estrada E- 18, que liga Oslo e Estocolmo, perto da cidade de Ås, Noruega. O resultado é bem interessante, olha só:
Nenhum comentário:
Postar um comentário