sábado, 8 de março de 2014

Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha (BELO HORIZONTE - MG / BR)

A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha (Belo Horizonte - Minas Gerais), foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e cálculo estrutural de Joaquim Cardozo. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
É considerada a obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares. A abóbada na capela da Pampulha seria ao mesmo estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenarias. Inicia aquilo que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes.
É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha/MG (1984) e Gerência do Patrimônio Municipal.
 
 
 
 
 

 
 
 

 

 

 
 
 

 Fotos: Thelma Ferreira - ano 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário