terça-feira, 29 de outubro de 2013

ETAPAS DE UMA OBRA: ESQUADRIAS

Esta na hora  de instalar as janelas e portais, em se tratando de esquadrias de metal, PVC ou madeira; ou são feitos os enquadramentos caso tenha optado por janelas e/ou portas de vidro temperado (o popular blindex). "Enquadrar" uma janela é rebocar a parte de dentro dela, deixando-a com um aspecto já finalizado, do jeito que ela vai ficar para receber a pintura e o vidro.
 
 
As portas internas, especificamente as de madeira, são compostas por diversos itens. Algumas madeireiras vendem kits de portas que são instalados de uma só vez na fase de acabamento, com espuma de poliuretano, para usar esses kits, só é preciso deixar os portais enquadrados. No sistema tradicional (que é mais barato), é na fase do reboco que você precisa comprar e instalar os portais, apenas eles - comprar as portas em si e os alisares (as molduras que ficam em torno dos portais) é arriscado, pois eles podem pegar sujeira, mofo e umidade enquanto não chega a fase de acabamento, que é quando eles realmente são instalados. Decida logo se suas portas, e os respectivos portais e alisares, serão pintadas ou envernizadas: se você quer manter a tonalidade natural da madeira, será preciso instalar os portais já selados e envernizados, para que o cimento não cause manchas. Na hora de comprar verniz, será preciso escolher entre brilhante e fosco, e também entre o tipo comum ("Copal") e o tipo marítimo (mais resistente e fundamental para áreas que recebam chuva ou muita luz direta do sol). Não esqueça de comprar os pregos, que serão fincados nos portais para fixá-los à alvenaria.

 
Para as esquadrias de metal, é recomendado comprar tudo de uma vez. Assim, se pode negociar um preço mais baixo, e  é bom comprar todas as portas e janelas de uma mesma linha, fica esteticamente mais bonito. As esquadrias de alumínio são leves, não enferrujam e precisam de pouca manutenção, mas são mais caras do que as de ferro (o dobro ou triplo do preço), e pelo fato de poderem manchar em contato com o cimento, e por terem espessura menor do que as de ferro, exigem que a mão-de-obra já tenha experiência com elas. Por outro lado, as janelas e portas de ferro, relativamente baratas, mais fáceis de instalar e em grande variedade de modelos e medidas, exigem pintura impecável para que não se enferrujem com facilidade (o que invariavelmente vai acontecer em algum momento), principalmente se a cidade é litorânea.

 
O vidro temperado é uma opção que não é barata, vai exigir a instalação de cortinas e/ou persianas, mas dá um visual moderno. As portas e janelas de blindex não permitem furos ou cortes depois de prontas, e por isso é fundamental que a própria empresa fabricante/revendedora mande alguém na obra para tirar as medidas, depois que os enquadramentos já forem feitos (ou até mesmo depois da pintura). E atenção para um detalhe - as janelas de blindex normalmente usam peitoris, de mármore ou granito, e muita gente gosta de usar molduras externas ao redor delas. Pois bem: depois do requadramento, chame a empresa que vai fazer e montar essas molduras (para o exterior, elas devem ser de concreto, e não de gesso). Depois que elas estiverem instaladas, chame a empresa vendedora dos peitoris, para que um revendedor tire as medidas já somando a espessura das molduras à espessura das paredes (o ideal é que, no lado de fora, o peitoril ultrapasse a moldura em 0,5cm ou um pouco mais). E só depois chame o vidraceiro, que levará mais uns 15 dias para entregar o material sob medida.

2 comentários:

  1. Muito bom essa matéria sobre esquadrias, Já traz um norte para nós que vamos usar este elemento em nossas construções.

    ResponderExcluir
  2. ola pessoal
    si alguém precisa de serviço de esquadria em alumínio entre em contato nesse email somos especialista com vidros e alumínio a mas de 12 anos

    ResponderExcluir