terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz Ano de 2014 para Todos!

Que o ano de 2014 não seja como o outono da vida,
onde as folhas caem deixando apenas lembranças de dias bons e ruins, mas,
que seja como a primavera da vida,
que produz frutos e dos frutos sementes,
que podem ser plantadas a cada dia e colhidas a cada amanhecer…

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A arte da fotográfa Eva Bouvard

O trabalho da fotógrafa Eva Bouvard não apresenta grandes novidades técnicas. Conheça a série "Sky is The Limit" (o céu é o limite), a artista, que nasceu em Paris, mas vive na Austrália, passeia pelo país capturando imagens da perspectiva da rua com a câmera posicionada para cima. O diferencial das fotografias está no que elas registram: a arquitetura do país.
 
 



 

 

domingo, 29 de dezembro de 2013

Casa mais estreita do mundo construída entre dois prédios (Varsóvia - Polonioa)

Conheça essa residência compacta construída entre dois prédios e tem uma largura de 1.33m, na  Varsóvia, Polônia. Uma criação do designer polonês Jakub Szczesny, membro do coletivo "Centrala".

 
Com sua estrutura toda em aço, a casa estreita foi concluído  no final do ano de 2012.


A casa tem: cozinha, banheiro, escritório e um quarto.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Tijolo Ecológico

Tijolo pode ser utilizado comm alvenaria estrutural e de vedação. O tijolo ecológico, também chamado de tijolo modular, de encaixe ou solo-cimento é uma alternativa ecologicamente correta ao tijolo convencional. Ele é constituído de solo (que pode ser reaproveitado pelo pó-de-pedra da própria construção), cimento e água.
O eco-tijolo é dito ecologicamente correto porque em sua produção não ocorre o processo da queima, evitando o desmatamento, emissão de gases e enorme consumo de energia presentes no processo de fabricação de blocos cerâmicos convencionais. Os ingredientes da composição do eco-tijolo são misturados em uma betoneira, moídos e prensados.  Como o tijolo usa cimento, ele não precisa queimar para secar.
Um estudante de tecnologia em construção de edifício, do Instituto Federal de Tecnologia, João Paulo Coelho, desenvolveu um ecotijolo que utiliza pedra santana, uma rocha encontrada em grande escala na região do Cariri (Ceará) na sua composição do tijolo. Não apenas utiliza resíduos que causam impactos ambientais como oferece um destino para esse resíduo ecologicamente correto.
Uma das grandes vantagens da utilização do tijolo ecológico é a não necessidade de utilização de argamassa de assentamento entre os blocos, sendo necessária apenas uma cola à base de PVA. Dessa forma, são reduzidos os gastos que seriam feitos com material argamassa, além de diminuir significativamente o tempo de conclusão da obra. O tijolo ecológico dispensa também material para reboco devido à sua superfície lisa, reduzindo ainda mais o consumo de material. O acabamento da parede assentada com esses tijolos pode ser feito com aplicação de verniz, selador, acrílico, fosco, brilhante ou cera e a aplicação de azulejos pode ser feita de forma direta.
 
 
O peso da fundação construída com ecotijolos é consideravelmente mais leve, evitando gastos desnecessários com  estacas mais profundas e sapatas maiores.
Os furos presentes nos tijolos permitem a colocação de condutos elétricos e hidráulicos ou reforços de concreto ou estrutura armada, evitando que a parede seja quebrada após o assentamento para esses fins.
 
 
Casa construída com tijolo ecológico.
 
 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Grande Arco da Fraternidade (Paris - França)

O Grande Arco da Fraternidade mais conhecido como Grand Arche (Grande Arco) ou Grande Arche de La Défense. Essa edificação é obra do arquiteto dinamarquês Johann Otto von Spreckelsen que ganhou o concurso realizado por EPAD no ano de 1982. Com 110 metros de altura e 30 mil toneladas, todas suas faces estão recobertas por placas de vidro. Um incêndio em 2010 fez com que fosse proibida a visita pública. Antes disso o Grande Arche abria suas portas ao Centro de Congressos e Conferências, ao Museu da Informática, ao restaurante e ao mirante, o qual oferecia uma vista incrível do oeste de Paris.
 

 

 



 
 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Escritório em Forma de Cubo

Uma construção na cidade austríaca de Graz parece uma obra de arte gigante, mas na verdade é a sede da "Prisma Engineering", empresa de engenharia e tecnologia local. O cubo tem quatro andares e foi projetado em 2009 pelo estúdio de Arquitetura Splitterwerk, também com sede na Áustria.
 

Do lado de fora, o cubo foi colorido com dez tons de cinza, e o efeito faz com que a construção tenha um aspecto pixelizado. Os quadradinhos mais escuros não foram pintados - são as janelas da construção. Os demais não foram apenas coloridos:
cada um tem desenhos de engrenagens de tamanhos variados.
 
 

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

UMA BELA MENSAGEM PARA HOJE!

Mensagem para nâo só para o Natal, mas para todas as épocas do ano:
 
Dos encontros nascem reencontros, de pessoas e corpos, de sentimentos e energias, e de você consigo mesmo. Reencontrar significa encontrar novamente, em outro momento. Outro momento significa que o que foi antes já não o é mais.
Estar aberto à mudança é estar aberto a ver as coisas, amanhã,
de forma diferente do que vemos hoje e do que vimos ontem.
Estar aberto à mudança e aos reencontros ricos significa não ver nada com as formas que já conhecemos e sim deixar os novos acontecimentos, sentimentos e momentos tomarem suas próprias e
novas formas.
 
Saúde e muita paz.
Angulus: Projetos; Construções e Serviços Ltda.
 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Hotel Lone (Croácia)

Arquitetura arrojada e sofisticação são alguns dos atrativos do Hotel Lone, na Croácia. O empreendimento foi construído em 2011. Fica a apenas 40 minutos do aeroporto, 200 metros da praia e 10 minutos de caminhada para os que quiserem conhecer a estância balneario adriática de Roninj. O hotel foi erguido entre pinheros, no topo da floresta Zlatni Rt, dentro do Parque Natural Cabo de Ouro. Seu deck e painéis de madeira nos terraços lhe conferem um ar de resort e todos os 253 quartos têm vista para o mar.
Projeto da empresa "3LHD Architects", tem o interior arejado e minimalista, com um iluminado átrio central em pedra e sofás angulares. Piscina de spa, banho de vapor, sauna/sala de massagens, bar de sushi, discoteca e  restaurantes.













domingo, 22 de dezembro de 2013

Bicicleta que despolui o ar e ainda gera energia

No ínicio deste ano, o designer Matt Hope criou uma bicicleta capaz de despoluir o ar e garantir uma oxigenação limpa para o ciclista. O processo técnico é bem simples. A magrela aproveita o movimento dos pedais e gera eletricidade suficiente para alimentar um gerador elétrico. Por sua vez, o pequeno aparelho é responsável por sugar o ar poluído ao redor para dentro de uma lata de lixo acoplada na parte traseira do veículo, de onde as partículas de pó são carregadas para uma trombeta de metal, onde ficam presas. Por fim, munido de uma máscara de gás cuidadosamente afixada em um capacete, o ciclista pode inspirar tranquilamente o ar livre de poeira.


 

 

 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Ladrilho Produz Energia a partir dos Passos de Pedestres

O desenvolvimento de cidades mais inteligentes, devido à escassez dos recursos e as necessidades ilimitadas da população, estão provocando o surgimento de tecnologias que tragam benefícios tanto para a sociedade, como diminuição dos gastos, quanto para o meio ambiente, trazendo redução na utilização dos meios.
Devido a esses fatores, foi desenvolvido pela empresa "Pavegen systems", um ladrilho que produz energia a partir do impacto dos passos dos pedestres. Essa tecnologia converte a energia cinética em energia elétrica que pode ser armazenada e usada para uma variedade de aplicações, como iluminação pública, sinalização, etc.
 
 
No centro de cada ladrilho há uma lâmpada de LED, ela usa apenas 5% da energia armazenada, que acende cada vez que ele é pisado. A cada hora uma pessoa é capaz de produzir 2,1 watts de energia.

                  
 
O piso é constituído por uma superfície superior, que é produzido a partir de borracha reciclada e por aço inoxidável, além disso, o ladrilho é a prova de água, podendo ser aplicado em ambientes internos ou externos, por exemplo, estações de metrô, centro de eventos, entre outros. Em relação à durabilidade do aparelho, as unidades foram testadas para suportar mais de três milhões de passos.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ponte de Millau (Millau - França)


 
A ponte Millau ou, como também é conhecida, viaduto de Millau foi construída a fim de facilitar a travessia do vale do rio Tarn, próximo à cidade de Millau, França. A ponte ficou conhecida não só por sua grandiosidade, mas também por sua elegância.
Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.
É composta por sete pilares de concre­to armado, que sustentam o tabuleiro de 2460 metros de extensão. Este, por sua vez, é formado por oito trechos de aço e suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A pista destaca-se também pela boa visibilidade que ela condiciona aos motoristas: tem curvas suaves de 20 km de raio e uma declividade de 3% do sul para o norte. A segurança é reforçada com bar­reiras contra colisão e telas para proteger os motoristas dos violentos ventos locais.
 
 
Desde os primeiros rascunhos desenhados em 1987 ao fim da construção em Dezembro de 2004, foram precisos 17 anos de pesquisa e trabalho por parte dos engenheiros franceses. O Viaduto de Millau, considerado por alguns como a Ponte do Gard do século XXI, é o resultado de várias etapas de trabalho, onde cada uma exigiu o máximo de rigor, precisão e profissionalismo possível.

 A construção do Viaduto de Millau levou apenas 3 anos e iniciou-se em outubro de 2001. O processo de construção foi dividido e executado de acordo com as etapas abaixo:
Concreto: As obras de terraplanagem foram concluídas em apenas algumas semanas. Na Primavera de 2002, os primeiros pilares do  Viaduto de Millau estavam subindo para o céu. Ao mesmo tempo, a construção dos suportes laterais (onde a plataforma seria fixada em ambas as extremidades do viaduto) foi iniciado nos Causses. Após 12 meses de trabalho, o pilar P2 atingiu a marca de 100 metros. Um ano depois, no dia 9 de dezembro de 2003, a etapa de concreto havia sido concluída dentro do prazo. E mais, um dos pilares do viaduto havia batido o recorde mundial com 245 metros de altura.

Montagem das torres de aço começaram no verão de 2002. A construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sus­tentação adicional aos pilares de concreto já construídos. O deslocamento dava-se por um sistema hidráulico que empurrava lentamente as seções do tabuleiro: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm. Esse deslocamento acontecia a partir das duas extremidades da ponte, até que as seções “empur­radas” se encontrassem num ponto acima do Rio Tarn. Em 28 de maio de 2004, exatamente às 02:12, as seções norte e sul do tabuleiro foram unidas a uma altura de 270 metros acima do Tarn. Missão cumprida!
E por fim…: no dia 29 de maio de 2004, 24 horas após a junção, foi iniciada a montagem dos mastros sobre os pilares para sustentarem os cabos de aço. Com 90m de altura, os mastros foram colocados a partir de uma técnica que faz o levantamento das estruturas por duas torres de aço equipadas com um sistema hidráulico. Em três meses estava tudo concluído. No final de setembro, foi feito o revestimento do tabuleiro, a instalação dos sistemas de segurança e de iluminação. No dia 14 de dezembro de 2004, o viaduto foi inaugurado pelo presidente da França.
Comparação do Viaduto de Millau com a Torre Eiffel
 
Altura: 343 metros
Largura: 2.460 metros
Tempo de construção: 3 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos
Espessura da pista : 4.20 metros
Largura da pista: 32.05 metros
Peso da estrutura metálica: 36.000 toneladas
Pilar mais baixo: 77 metros
Pilar mais alto: 245 metros
 








 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escultura LOVE

 
A escultura LOVE, criada pelo artista Robert Indiana no ano de 1964, foi designada para ser cartão de Natal do Moma (Museum of Modern Art). Existem várias versões da escultura pelo mundo, a original se encontra no museu de Arte (Indianapolis Museum of Art) em Indianapólis, estado de Indiana.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeitura Municipal de Pizarra - Málaga

O terreno onde foi implantado o projeto da Prefeitura Municipal de Pizarra tem forte relação com a “Casa da Cultura”, edificação pré-existente e igualmente localizada em torno da praça principal, reforçando o caráter e a vocação de espaço público do local. As duas edificações são acessadas por uma plataforma comum, permitindo um espaço compartilhado de acesso e convivência. O projeto é apresentado não apenas como expressão da municipalidade, enquanto instituição, mas também como espaço de encontro para os habitantes. A partir da praça, o acesso ocorre por meio de uma rampa suave e ampla e a entrada é marcada pelo espaço entre dois volumes e por uma varanda, situada acima do acesso principal. O material utilizado externamente é basicamente o concreto branco, com um padrão de recortes e texturas que acentuam os efeitos da luz. A fachada é complementada por painéis de madeira, também utilizados no interior do edifício, de forma a permitir continuidade visual com o exterior.O pátio de acesso se configura como uma extensão da rua, conectando-se com as praças situadas na frente e nos fundos.

 
 


 
Localização: Pizarra, Málaga, Espanha.
Cliente: Prefeitura Municipal de Pizarra.
Área bruta:  2.123 m².
Concurso: 2004 (projeto vencedor).
Ano de construção: 2006 – 2010.
Equipe (concurso): Colmenares Vilata Arquitectos, Gonzalo Perez (orçamento), GOGAITE (estrutura), Goyma (instalações).
Fotografia: Miguel de Guzmán

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Escola Gaziantep (Turquia)

Projeto da empresa A. Masow Studio, na Turquia (Gaziantep), escola baseada no conceito lúdico da chuva e do arco-Íris. Fica localizado em uma encosta de 10 metros, e toda energia elétrica vem de painéis solares. A escola foi projetada para 400 crianças até a 5 ª série, com 18 (dezoito) salas de aula, com jardim e uma horta onde crescem vegetais para consumo da escola.